Almoço-Convívio da CCaç 2378

Almoço-Convívio da C.Caç. 2378

OS EX-MILITARES DA COMPANHIA CAÇADORES 2378 que estiveram no LESTE DE ANGOLA no ALTO CHICAPA em 1968-70, realizam o seu almoço convívio dia 27 de Maio de 2017 em RIBAMAR. Contacto: António Encarnação - Tlm: 917 632 383 ou 915 471 872.





domingo, 24 de julho de 2011

A viagem de Luanda até ao Luso - Leste de Angola


Passados dois meses, saiu a ordem de serviço para prepararmos equipamento e estarmos prontos a realizar a viagem mais longa no terreno. A C. Caç. 2378 vai ser colocada no Alto Chicapa, aldeia na Lunda( hoje Lunda Sul), zona militar Leste. O Alto Chicapa fica situado no planalto central de Angola, onde nasce a maiorias dos rios, tornando esta zona, nas maiores bacias hidrográficas de Angola, e por estes motivos, todo este espaço, passaria a ter um papel estratégico importante na guerra de Angola.
Nos primeiros dias de Junho de 1968, logo ao amanhecer, a Companhia de Caçadores 2378 está pronta para sair do Grafanil, com armas e viaturas novas, e o equipamento necessário para montar instalações virgens, pois éramos os primeiros militares a instalarmos-nos na zona do Alto Chicapa.
As viaturas seguiam em marcha lenta, apesar de estrada ser boa (asfaltada), passámos a barragem do Cuanza e almoçámos a 20 km, junto a uma churrasqueira de frango. Continuámos viagem com destino a Nova Lisboa (hoje Huambo) em andamento normal, com armas sempre em riste (não fosse o diabo tece-las).


Chegámos a Nova Lisboa (Huambo) já era noite, e pernoitamos numa unidade militar desta cidade. Nova Lisboa era uma cidade grande, bonita e próspera.


No dia seguinte, continuámos viagem, mas agora de comboio, com destino ao Luso (hoje Luena), este comboio, antigamente, fazia a ligação férrea desde o Oceano Atlântico ao Índico, mais propriamente em território Angolano, do Lobito a Vila Teixeira de Sousa (hoje Luau ). Com armas e bagagens sem sobressaltos, seguíamos a caminho da capital do Leste de Angola,  a cidade do Luso, onde chegamos noite dentro e pernoitamos numa unidade militar.
Amandio Ferreira              

1 comentário:

  1. A mesma viagem com destino a Teixeira de Sousa - C.C. 2362 1968/70. Belas recordações, obrigado.

    ResponderEliminar

O seu comentário será publicado depois da autorização dos administrdores deste blogue.