sexta-feira, 22 de julho de 2011

Resumo da formação e viagem da C. Caç. 2378 até ao seu destino. Alto Chicapa e Luma Cassai no Leste de Angola.


O corpo e estrutura da Companhia de Caçadores 2378, iniciou a sua formação na unidade do Regimento de Infantaria 1, na Amadora, (periferia de Lisboa) hoje uma grande cidade, que no tempo, viu chegar e partir milhares de jovens desta sua grande e bonita unidade militar rumo as ex-colónias.
A C. Caç.2378 comandada pelo capitão Figueiredo, foi ganhando forma com elementos em instrução e outros vindos de outras unidades, a sua estrutura ficou completa, em finais de fevereiro de 1968.


 É recebida a ordem de mobilização da Companhia de Caçadores 2378, com destino a Angola, o que já se previa, só não se sabia qual era o teatro de guerra.
A C. Caç. 2378 é colocada numa ex-unidade antiaérea fixa em Murfacém-Trafaria, para tirar o IAO e esperar o dia do embarque, marcado para o dia 28 de Março de 1968. No exercício de instrução de operação militar batemos toda a Costa da Caparica e acampamos junto à Fonte da Telha. Posteriormente, foram efetuadas as últimas inspeções físicas e de saúde.
No dia 28 de Março de 1968, pela manhã, deixámos Murfacém a caminho do cais da Rocha do
Conde de Óbidos, aí chegados a Companhia de Caçadores 2378 efetuou um pequeno desfile, ao som da muito ruidosa banda do exército, ruído que abafava o clamor dos familiares.


 Com a nossa Companhia Independente a C. Caç. 2378 viajavam mais duas Companhias e dois Batalhões. Pelas onze horas, o majestoso e cansado navio Vera Cruz partiu do cais da Rocha do Conde de Óbidos, iniciando assim mais uma viagem ingrata a terras do ultramar, o espetáculo era aterrador; a banda tentava tocar mais alto do que os gritos dos familiares, muitos camaradas mais emocionados não conseguiam segurar as lágrimas, mas o barco roncando os seus motores aliviava o ambiente.
Já em alto mar, as tropas mantinham a forma física fazendo exercícios de manutenção, ao aproximarmos do Equador a ondulação era forte, o calor imenso e a cerveja esgotava-se, com o subir e descer do navio, tal a ondulação era forte.



No dia 6 de abril de 1968, entramos nas águas de Angola e atracámos no cais de Luanda, meio atónitos e curiosos. Muitos camaradas e conterrâneos nos esperavam para rever os amigos, outros, os militares vinham espreitar com alegria o transporte, que uns dias mais tarde os haveria de levar a bom porto, até ao PUTO.
 Desembarcámos e fomos transferidos para o comboio que nos esperava. Iniciámos uma viagem curta até à saída de Luanda, onde estava implantado o maior centro estacionário de tropas, esperando colocação nas várias cenas da guerra em Angola, o famoso Campo Militar do Grafanil.
 Chegados ao Grafanil a Companhia de Caçadores 2378 concentrou-se na parada e ai efetuamos um desfile de boas vindas (com todo o Estado Maior presente), fustigados por uma temperatura de mais de quarenta graus ao sol, muitos militares tombaram desmaiados.
 A C. Caç. 2378 ali ficou aquartelada, tendo-lhe sido atribuído como missão provisória o controle e intervenção das linhas de defesa da cidade de Luanda. Ficámos com a ideia que esta seria a nossa tarefa até ao fim da comissão, mas depressa caiu o pano.
Amandio Ferreira              



5 comentários:

  1. Nesse dia 28 de Março de 1968 também fiz parte dos militares que embarcaram para Angola : C.C. 2362 do B.C.2843 e rumamos a Teixeira de Sousa no Leste.

    ResponderEliminar
  2. Alguem me pode informar acerca da nomenclatura "jovens comandos do alto chicapa".
    O meu pai "Amadeu Cardoso Alexandre" pertenceu à companhia de caçadores 2378 radicada no Leste.
    Gostava de saber mais.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se souber qual o pelotão, a especialidade dele ou uma foto na tropa talvez seja mais fácil identificar e prometo informar-me no almoço que vai ter lugar em Maio. Para me contactar tem o email . ( O administrador)

      Eliminar
  3. Nesse mesmo dia parti convosco para Angola:c.c.2351 / b.c. 2840. Alguns dias depois da chegada a Luanda,rumámos ao Toto (Uíge )

    ResponderEliminar

O seu comentário será publicado depois da autorização dos administrdores deste blogue.